Monday, July 14, 2008

DIEGO GERLACH









Foto: Martina Nobre

Menciona:

Nathalia Silva
Francisco dos Santos
Renato Mazzini
Greta Benitez
Marcello Sorrentino





POEMAS




Rixa líquida

nunca nem sequer nem
tinha prestado atenção no cinzeiro de baquelite
sempre no meio da mesa
quando a fumaça do cigarro começou com aquela putaria --
era como se diz inacreditável:
subindo não em círculos não em coluna:
a brasa tossia a fumaça em todas as direções
como uma daquelas velas de aniversário que somente um não-fumante
pode extinguir;
comentei com joana, puxando conversa
-- a essa altura é bem verdade que pouco conversávamos, eu e ela,
e alguma coisa me dizia que tudo tinha começado quando
resolvi arrebentar o celofane e assistir aquele dvd do popeye
que ela tinha comprado pro sobrinho --
mesmo que ela em geral cantarolasse algo ao invés de responder
mas nessa noite
[não me restava qualquer $$$ e os cigarros eram dela]
ela não levantou os olhos do que estava fazendo (que era destruir as cutículas com os olhos brilhando enquanto assistia o noticiário)
mas explicou que a fumaça era na verdade o espírito santo
me mandando saltar na frente de um ônibus
o quanto antes possível.
me magoava que ela não dissesse isso com todas as letras,
mas eu aparentemente tinha acabado com os cigarros.

===

Biografia líquida

Mensagem de texto pedindo minha biografia com menos 48 horas de antecedência;
Perguntei se estavam me pedindo isso por causa do período
passado em Londres e de meu envolvimento com __________ [famosa ventriloquista],
ou então se queriam detalhes sobre a temporada de quase 27 anos passada
no eixo tênue entre minha mórbida cidade natal e algum lugar quente onde carne de bode é iguaria;
A resposta que obtive foi de que deveria tentar relaxar, e que mandariam uma datilógrafa para que me sentisse mais oficial;
Perguntei sobre valores com certo sobressalto;
Disseram-me que as coisas não estavam começando no pé certo dessa forma;
Perguntei se podia escolher ao menos a fonte em que o negócio seria impresso;
Retrucaram 'Olhe pra si mesmo e me diga se confiaríamos isso a você';
Finalmente decidi por uma ligação
perguntando quem diabos eram, afinal.

===
Apelido líquido
Evitei e tentei tanto quanto pude
Mas um dia tive que confessar para ela
Que 'Anticlímax' não era apelido que me deixasse dormir.

===



BIO/BIBLIOGRAFIA


Diego Gerlach, 27 anos, está em seu segundo nome. Nasceu em São Leopoldo, RS, e atualmente trabalha em seu primeiro romance.






POÉTICA

Quatro cordas ou menos
eu e mingus no inferno dos baixistas
ele por ter socado jimmy knepper na boca
eu por ser medíocre
os dois tomando cerveja morna
'vocês não vão entrar?', pergunta o bode

1 comment:

Anonymous said...

[aplausos]